Pages

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ótimas iniciativas!!!

Todo mundo sabe que não gosto de fazer propagandas. Porém, quando a propaganda é para divulgar uma ótima iniciativa, faço questão de fazer essa divulgação e incentivar cada vez mais...

Esse robô e o restante de um exemplo de viagem espacial, com nave e tudo, ficaram em exposição na FAST SHOP no BarraShopping, no Rio de Janeiro. Achei muito legal a iniciativa de produzir brinquedos a partir de peças de eletrônicos. Confesso que queria brincar um pouco! :)
Não teve jeito, saí no reflexo!


Entre outros brinquedos que incentivam as crianças a terem uma vida sustentável, estão o jogo "CIDADE LIMPA" e o novo "BANCO IMOBILIÁRIO" da Estrela.

Vou destacar aqui, o Banco Imobiliário Sustentável.
A fabricante de brinquedos Estrela e a petroquímica Braskem fizeram uma parceria de longo prazo para desenvolver produtos com polietileno 'verde', feito de matéria-prima 100% renovável. O primeiro produto dessa parceria é o BANCO IMOBILIÁRIO SUSTENTÁVEL, versão ecologicamente correta do antigo jogo,no mercado desde 1944. Eles não vão parar por aí, esperam novos desenvolvimentos conjuntos para 2010, que é quando esperam que a produção de polietileno 'verde' da Braskem atinja escala industrial.
*As peças de papel são confeccionadas com papel reciclado.
*As peças de plástico são desenvolvidas a partir da cana de açúcar.

^A dinâmica do jogo está ligada ao tema da sustentabilidade. Em vez de bairros e ruas importantes, as casas do tabuleiro são reservas naturais como Pantanal, Rio São Francisco, Chapada dos Veadeiros, Serra da Mantiqueira e locais de produção de cana de açúcar, como Ribeirão Preto, Três Lagoas (MS) e Teotônio Vilela (AL).
As companhias de transporte foram substituídas por companhias ecológicas,como Companhia de Reciclagem Energética, Companhia de Reflorestamento, de Agricultura Orgânica, de Reciclagem Mecânica.
As cartas de Sorte ou Revés também são temáticas. O jogador pode sofrer reveses como: “sua empresa foi multada por poluir demais”, ou sorte como: “você protegeu suas terras do desmatamento e faturou com o turismo ecológico”.

^Na nova versão do JOGO IMOBILIÁRIO, as peças plásticas do brinquedo serão feitas com material que contribui para a redução do efeito estufa ao absorver e fixar CO2 (gás carbônico) da atmosfera.

^No lugar de dinheiro, você ganha certificado de crédito de carbono. (Qualquer dúvida é só ler a postagem sobre créditos de carbono. http://www.conscienciacoletiva.com.br/2008/03/crditos-de-carbono.html)

"É lógico que as fotos das peças do jogo foram tiradas do "MEU" Banco Imobiliário Sustentável! :)"

Outro que merece divulgação, é a rede de restaurantes DELÍRIO TROPICAL.
Amo comida natural e adoro comer neste restaurante. Sempre foi voltado para essa linha, mas, ultimamente está fazendo propagandas a favor da sustentabilidade. Isso merece ser divulgado!
*Quer coisa mais gostosa que isso?!
* Os jogos americanos são confeccionados em papel reciclado.
* Além de utilizar material reciclado, informa suas propriedades e o benefício de seu uso.
* Adorei a forma que incentivaram a usar menos guardanapo! Leiam nele.

Algumas pessoas podem até achar que não, mas, estava uma delícia!

Cada dia vejo mais e mais pessoas se preocupando e aderindo a sustentabilidade, o que me dá mais força e vontade para continuar esse trabalho. Nem tudo é apenas moda, nem tudo é passageiro. Ainda mais quando o que depende de tudo isso é a nossa sobrevivência!

PARABÉNS A TODOS QUE ESTÃO AJUDANDO PARA VIVERMOS EM UM MUNDO. NO MÍNIMO, UM POUCO MELHOR!!!

OBS: Quase todas as fotos foram tiradas do meu celular. Sempre que vejo algo que poderá ser útil e incentivador, tiro uma foto e deixo guardada. Já a marca do celular, essa eu não digo, ainda não é sustentável, não merece a divulgação! :)

Fazendo a coisa certa!


Como disse na postagem anterior, estive na XIII Mostra PUC-Rio, onde, infelizmente, constatei que muitas empresas ainda não se libertaram das tão famosas sacolinhas plásticas, salvo exceções.

Algumas empresas deram eco-bags, pena que nem todas tenham sido de materiais reciclados ou recicláveis. A "OI", por exemplo, tentou fazer sua parte distribuindo eco-bags, pena que eram de plástico, mas, um pedacinho foi feito. Essas, pelo menos, irão durar mais nas mãos das pessoas do que as sacolas plásticas dadas pela maioria das empresas. Vamos ver se com o tempo eles acertam 100%.

Também disse que ganhei uma linda caneta, inteirinha reciclada, mas, quando fui olhar, não foi apenas uma, havia outra, para minha maior felicidade...

Como prometido, e com orgulho em expor o nome das empresas, aqui estão as fotos:

As duas canetas juntas.

Também ganhei esta garrafinha, que para quem não sabe no que ajuda, explico aqui: "ajuda a economizar copos plásticos". Ao invés de pegá-los a cada vez que fosse beber água, o visitante enchia sua "própria e pessoal" garrafinha, evitando assim, mais um mal a ser combatido :).

^ Estes são da SUPERGASBRAS. ( É uma empresa brasileira que trabalha no ramo de distribuição de Gás LP, "Gás Liquefeito de Petróleo")

^ Esta veio da empresa REPSOL. (Empresa internacional integrada de petróleo e gás. Atualmente é a maior produtora de petróleo da Espanha e está triplicando seus planos de investimentos para a Bacia de Santos, no litoral brasileiro)
* Injetada com sabugo de milho, material 67% biodegradável.
* O Plástico Biodegradável é 100% orgânico.

Destacando que produzido através de matéria prima de origem vegetal (amido de milho), o plástico tornou-se ambientalmente correto.
É totalmente reciclável, rapidamente absorvido pela natureza, servindo de adubo e deixando de poluir os rios, lagos e oceanos.






Espero que essas empresas tenham ótimas iniciativas aqui no Brasil, que esses brindes sejam apenas um pouquinho do que pretendem fazer para melhorar o estrago costumeiro. Por enquanto, estão de parabéns pela iniciativa.

Que todos possam "invejar" e copiar essas idéias... Afinal, como afirmou Lavoisier (1743-1794),
"NA NATUREZA NADA SE PERDE, NADA SE CRIA; TUDO SE TRANSFORMA.".