Comecei uma série de postagens com uma chamada "REGRA DOS 3 RS" e disse que ela seria o "carro chefe" para outras que viriam. Assim, vamos continuar com uma visita que fiz à Etna, loja bem conhecida aqui no Rio de Janeiro. Costumo andar sempre com meu celular, por causa da câmera, gosto de tirar fotos de coisas e fatos que sirvam de exemplo, ou não, para colocar aqui no site, e infelizmente, presencio muita coisa chata que poderia ser mudada. Por esse motivo, acredito que temos que ajudar para ver mudanças e reclamar para que isso aconteça!
Continuando, logo que cheguei à Etna, no estacionamento, vejo um rapaz com uniforme da loja levando um espelho para um container e o jogando lá. Não entendi o motivo, já que o espelho, aparentemente, estava bom, eu o levaria para casa com todo prazer. Quem me conhece sabe que eu não conseguiria ficar quieta e fazer minha compra sem olhar se realmente o espelho estava bom e sem saber o por quê dele ter sido colocado em um container escrito "Koleta Ambiental". Vi que havia uma escadinha e subi para olhar e tirar algumas fotos.
Ao ver o espelho lá dentro, junto com materiais que seriam enviados para reciclagem, fiquei inquieta, e ao entrar na loja, perguntei ao rapaz o motivo do espelho ter sido separado no container. Ele respondeu que foi porque havia um defeito na moldura e ele seria enviado para reciclagem, e que isso era comum de acontecer. Pedi para falar com a pessoa responsável e perguntei por que uma loja que faz propaganda sobre sustentabilidade joga um espelho daquele jeito para ser reciclado.
(Outros materiais que estavam junto)
A pessoa que me atendeu disse que era a ordem que eles recebiam de São Paulo. Perguntei então por que eles não colocavam em promoção, para que ele fosse levado para reciclagem seria gasto combustível e energia, entre outras coisas, e vender por um preço bem barato, além de economizar tudo isso, também faria para a loja uma boa propaganda referente ao seu empenho em praticar a sustentabilidade. A funcionária que respondeu por esses assuntos, disse que isso não era feito porque os funcionários poderiam danificar produtos para comprá-los mais barato.
Gente! Porque aqui é BRASIL e todo mundo tem fama de ser espertinho e querer levar vantagem em tudo, isso vai ser usado sempre como desculpa para não fazer o que é certo? A loja pode proibir a compra desses produtos por funcionários e colocar à venda logo que se descobrir o defeito e os procedimentos necessários tiverem sido feitos. O que não pode é fazer propaganda sobre um assunto e não se importar com ele de verdade. Isso aconteceu já faz um tempo, mês que vem vou dar uma passadinha lá, para ver se a Etna já teve uma idéia melhor a respeito do descarte de objetos que ainda podem ser utilizados, ao invés de enviar direto para a reciclagem para não ter trabalho algum.
Se ao ver uma coisa errada, você reclamar ao invés de se acomodar, nós podemos mudar muita coisa, principalmente, evitar que "a moda" de sustentabilidade seja usada apenas para auto-divulgação, sem que a loja realmente faça parte desse projeto.
Até a próxima!