Pages

quinta-feira, 21 de abril de 2011

COISAS A SEREM QUESTIONADAS...



Comecei uma série de postagens com uma chamada "REGRA DOS 3 RS" e disse que ela seria o "carro chefe" para outras que viriam. Assim, vamos continuar com  uma visita que fiz à Etna, loja  bem conhecida aqui no Rio de Janeiro.
Costumo andar sempre com meu celular, por causa da câmera, gosto de tirar fotos de coisas e fatos que sirvam de exemplo, ou não, para colocar aqui no site, e infelizmente,  presencio muita coisa chata  que poderia ser mudada. Por esse motivo, acredito que temos que ajudar para ver mudanças e reclamar para que isso aconteça!
Continuando, logo que cheguei à Etna, no estacionamento, vejo um rapaz com uniforme da loja levando um espelho para um container e o jogando lá. Não entendi o motivo, já que o espelho, aparentemente, estava bom, eu o levaria para casa com todo prazer. Quem me conhece sabe que eu não conseguiria ficar quieta e fazer minha compra sem olhar se realmente o espelho estava bom e sem saber o por quê dele ter sido colocado em um container escrito "Koleta Ambiental".  Vi que havia uma escadinha e subi para olhar e  tirar algumas fotos.


Ao ver o espelho lá dentro, junto com materiais que seriam enviados para reciclagem, fiquei inquieta, e ao entrar na loja, perguntei ao rapaz o motivo do espelho ter sido separado no container. Ele respondeu que  foi porque havia um defeito na moldura e ele seria enviado para reciclagem, e que isso era comum de acontecer. Pedi para falar com a pessoa responsável e  perguntei por que uma loja que faz propaganda sobre sustentabilidade joga um espelho daquele jeito para ser reciclado. 
(Outros materiais que estavam junto)

A pessoa que me atendeu disse que era a ordem que eles recebiam de São Paulo. Perguntei então por que eles não colocavam em promoção, para que ele fosse levado para reciclagem   seria gasto combustível e energia, entre outras coisas, e vender por um preço bem barato, além de economizar tudo isso, também faria para a loja uma boa propaganda referente ao seu empenho em praticar a sustentabilidade. A funcionária que respondeu por esses assuntos, disse que isso não era feito porque os funcionários poderiam danificar produtos para comprá-los mais barato. 

Gente! Porque aqui é BRASIL e todo mundo tem fama de ser espertinho e querer levar vantagem em tudo, isso vai ser usado sempre como desculpa para não fazer o que é certo? A loja pode proibir a compra desses produtos por funcionários e colocar à venda logo que se descobrir o defeito e os procedimentos necessários tiverem sido feitos. O que não pode é  fazer propaganda sobre um assunto e não se importar com ele de verdade. Isso aconteceu já faz um tempo, mês que vem vou dar uma passadinha lá, para ver se a Etna já teve uma idéia melhor a respeito do descarte de objetos que ainda podem ser utilizados, ao invés de enviar direto para a reciclagem para não ter trabalho algum. 

Se ao ver uma coisa errada, você reclamar ao invés de se acomodar, nós podemos mudar muita coisa, principalmente, evitar que "a moda" de sustentabilidade seja usada apenas para auto-divulgação, sem que a loja realmente faça parte desse projeto.



Até a próxima!

14 comentários:

Anônimo disse...

Do you people have a facebook fan page? I looked for one on twitter but could not discover one, I would really like to become a fan!

Jens disse...

Oi Lola.
Exemplar a tua conduta. Acho que já disse, mas vale repetir: se todos fossem iguais a você (eu, inclusive), o mundo seria um lugar melhor para se viver.

Beijo, feliz Páscoa e parabéns pelo inconformismo.

Luma Rosa disse...

Lola, acho que a pessoa que te atendeu deu uma desculpa esfarrapada! Melhor acessar o site da empresa e fazer uma observação/sugestão formal. Mas a conversa não pára por aí, você tem argumentos para comparar a atitude desta loja com uma loja similar - a tok e stok, por exemplo. Essa mantém uma linha promocional que apresenta pequenos defeitos ou que esteja saindo de linha. Não sei qual é a política que adotam com funcionários, mas essa desculpa de que os funcionários danificariam o produto é #fail!
Um bom restinho de domingo pascal! Beijus,

Lola disse...

Oi, Luma,

Assim que esta postagem foi feita, uma mensagem foi enviada para a Etna, incluindo também o link da reclamação feita aqui.
Quanto as promoções da Tok & Stok, também conheço, assim como as da Leroy Merlin, entre outras, e acho que são ótimas atitudes. Concordo plenamente com você a respeito da desculpa dada pela funcionária da Etna, por isso que resolvi começar essas postagens.

Que sua Páscoa também tenha sido ótima e assim continue sua semana...

Beijo.

Lola disse...

Oi, Jens,

Deixa de ser bobo, tenho muito o que melhorar, mas, quem sabe se você ajudar um pouquinho eu já fique mais boba! :) Para mim, seria um insentivo e tanto...

Obrigada por estar sempre presente!


Beijo e um café.

Lola disse...

Olá, "Anônimo",

O Site não tem página no Facebook ou Twitter. Caso queira acompanhar o "Consciência Coletiva", é só clicar no link "seguir", aqui no site, assim, você receberá avisos de atualizações.

Da próxima vez, deixe seu nome ou um apelido que goste de ser chamado.

Abraços e volte sempre!

Mimirabolante disse...

Lola.....é estranho msm pq eu acho que já li que "espelho " não pode ser reciclado.....será que eu li errado?????É um absurdo....bjcas e Parabéns pelo dia 2/5.......Felicidades!!!!!

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

Oi Lola,
meu blog está concorrendo ao TOPBLOG 2011 na categoria sustentabilidade.
Conto com o voto de todos.
Para visitar o blog:
http://caroldaemon.blogspot.com/

Para votar, visite o link abaixo e confirme sua escolha:
http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=19130455

Um grande abraço,
Carolina

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Natura non facit saltum disse...

Estava dando uma olhada em alguns blogs e me deparei com o seu, seus textos são muito legais.

Eu estou iniciando um blog sobre o tema também, fico aguardando sua visita depois.

http://analiseambiental.blogspot.com/

Abraços,

Sandro Bouth Guedes

Natura non facit saltum disse...

Estava dando uma olhada em alguns blogs e me deparei com o seu, seus textos são muito legais.

Eu estou iniciando um blog sobre o tema também, fico aguardando sua visita depois.

http://analiseambiental.blogspot.com/

Abraços,

Sandro Bouth Guedes

Jean M. disse...

Olá, meu nome é Jean e resido em Londrina. Estou com um evento no facebook que pretende ajudar na limpeza e segurança das cidades brasileiras diminuindo a quantidade de lixo nas nossas ruas. Para que funcione, preciso que ocorra muita divulgação para que essa iniciativa alcance resultados palpáveis. Espero contar com a colaboração de vocês para me ajudar a espalhar essa ideia. Obrigado pela atenção. O Link está abaixo:

http://www.facebook.com/events/291400960891890/

Cristiane Iannacconi disse...

ótimo post, Lola.
adorei!
concordo c vc.
Bj
Cris

Anônimo disse...

Vou tentar ser o mais imparcial

A empresa não vende mais barato para não colocar o produto a preço mais baixo no mercado evitando de vender outro a preço normal.

Isso acontece com muita frequencia bem mais do que imaginamos.

No Brasil o codigo de defesa do consumidor diz que se você tem um produto ou serviço a venda e uma pessoa resolve adquirir pagando o mesmo você não pode se recusar a vender ou efetuar o serviço.

E infelizmente existem pessoas que iriam danificar coisas nas lojas para comprar mais barato.

Mas pode ter certeza que este espelho se não quebrou com peso de outros objetos foi separado e esta na casa de alguma pessoa. Muita gente que trabalha com isso sabe aproveitar bem os materias.