Pages

sábado, 2 de abril de 2011

Regra dos 3 Rs?



Como professora, aprendi a entrar em um assunto usando outro como motivação. Nas próximas postagens isso se encaixará bem, sendo que todos os assuntos serão de muita importância.

Vocês conhecem a regrinha dos 3 Rs? Se conhecem, vamos rever, se não, vamos aprender!

A regra é básica para todos que querem ajudar o meio ambiente e não sabem como. São três palavrinhas que começam com R, elas são antigas, mas, estão precisando de uma revisão. São elas: "REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR..."

Com a "moda" da sustentabilidade muito se falou em reciclar, não que isso seja ruim, pelo contrário, isso é muito bom. Porém, também se gasta energia para que algo seja reciclado, por isso, antes de optar direto pela reciclagem, recomendamos usar a regra dos 3 Rs.

O primeiro R é o de REDUZIR. Como? Que tal controlar o impulso de comprar? Reduzir o consumo de tudo que não é necessário implica em menos coisas para ter que descartar depois, resumo, menos lixo para reciclar, menos energia gasta e menos carbono indo para a atmosfera. Observe também naquilo que é necessário ser comprado, veja a embalagem que é usada para acomodá-los, se pode ser Reutilizada ou Reciclada e evite tudo o que for desnecessário.

O segundo R é o de REUTILIZAR. Consiste em usar novamente algo que já foi usado, evitar os descartáveis e aproveitar tudo o que der para ser aproveitado, potes de produtos, embalagens, roupas, entre outros... (Alguns exemplos de coisas que podem ser reutilizadas podem ser encontrados aqui no site em outras postagens).

Alguns exemplos:

Esses potes de sorvete viraram porta parafusos e coisas pequenas.


Essas garrafinhas viraram lembranças de casamento e outras lembrancinhas...


Lembrancinha f
eita por uma vizinha para o Dia das Mães.

Doados para uma igreja, esses copinhos de café  fazem sucesso com as crianças na hora do lanche.


E o terceiro R é o de RECICLAR. Utilizar o material já usado como matéria-prima para outro material. Este caso é o último a ser usado, pois até mesmo na reciclagem temos que usar energia e emitir Carbôno (como no tranporte desses produtos e nas máquinas que farão a reciclagem).


Lixos separados para reciclagem.



Espero ter conseguido passar o assunto de forma clara e para não ser cansativa, farei algo que não se faz em uma aula :), darei uma pausa entre a "motivação" e o "objetivo". A regrinha dos 3 Rs foi a motivação, na próxima postagem falaremos sobre o meu objetivo.



Beijo e até!

8 comentários:

Anônimo disse...

Oi Lola, essa regrinha foi mesmo bem lembrada ;)

Jens disse...

Valeu, fêssora. Gostei da aula. Aprendi um pouco mais.

Beijo.

Lola disse...

Oi, Fabiano,

É bom não esquecer essa regrinha ou terá de se ver comigo!

Beijo, menino!

Lola disse...

Oi, Jens,

É sempre bom ver que você não me esqueceu!

Quero ver você colocar algo em prática e me mostrar.

Beijo, grandão!

cris disse...

Nem tudo que jogamos fora é realmente lixo, bom pensar bem nisso!

gatinhafofa disse...

muitos parabens por esta magnifica postagem. eu ja conheço essa regra há imenso tempo. no tempo em que estamos torna-se necessario fazer e cumprir essa regra. beijinhos!!

http://coisinhasparavendercastelobranco.blogs.sapo.pt

feliz semana amiguinha querida!!

Mundo da Lili disse...

Adorei o blog, vim fazer uma visitinha e virei seguidora. Espero em breve vc no meu Mundo!
Enorme bjo e sucesso!

Anônimo disse...

rsrsrs gostei