Pages

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Velas podem fazer mal à saúde...


Eu amo velas e saber um pouco mais sobre o que gosto ajuda a fazer uma escolha mais saudável...

Coloridas, cheirosas, bonitinhas e românticas, as velas são ótimos objetos de decoração para ambientes e momentos especiais. Mas atenção: nem todas são tão inofensivas quanto parecem.

O alerta é da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e foi publicado no jornal Daily Mail. Pesquisadores descobriram que as velas aromatizadas feitas de parafina, substância derivada do petróleo, emitem substâncias tóxicas ao serem queimadas. A quantidade é próxima à liberada por um cigarro aceso, e elas podem ser tão nocivas quanto.

Entre as substâncias identificadas na queima das velas estavam o tolueno e o benzeno, entre outros produtos químicos e cancerígenos. Eles aumentam as chances do desenvolvimento de doenças como eczema, asma e problemas de pele. O risco aumenta em ambiente fechados e com a exposição diária. Acender velas de vez em quando não represente riscos graves – não precisa tirar o item daquele jantar a dois.

Se você não vive sem elas, a dica é comprar velas feitas de cera de abelha e de soja, que não emitem substâncias nocivas. Os pavios de fibra torcida também são os mais seguros, deixando os de metal e papel com algodão na lista dos perigosos. Eles emitem zinco e outros metais, que poluem o ambiente. As velas aromatizadas com matérias primas naturais ou óleos essenciais também são mais seguras. 



Fonte: Redação Meia Fina




10 comentários:

Decor Invencionices disse...

Obrigada pela sua visita ao meu blog...passei para conhecer o seu, e gostei muito do post. Não tinha idéia!
Vou voltar sempre... Chris

Lola disse...

Oi, Chris,

Seja sempre bem-vinda! Adorei o seu blog, sempre que tiver um tempo irei procurar novidades por lá!

Beijo!

Mimirabolante disse...

Fiquei impressionada.....tbm adoro velas!!!Uso muitas apagadas só para constar um visual !!!!Ainda bem !!!!!bjcas

Luciana Casado disse...

Oi Lola, sou a Lu da aluada, mande as tuas dúvidas para lojaluada@gmail.com que te explico tudinho.
Bjus, Lu

Telma Maciel disse...

Menina, que post interessante! Eu já fiz curso de velas, mas foi com parafina... não sei se o processo é o mesmo pra cera de abelha, por exemplo. De qquer forma, qndo eu for investir nisso, vou procurar saber sobre a cera, pq assim dá pra comercializar algo mais seguro! Valeu a dica!

Ah! Então... eu vim agradecer a visita ao blog. Aquele post sobre publicidade foi algo q mexeu bem comigo. Até hj a Sofia me pede coisas q vê no Discovery Kids. Eu entendo q a publicidade é q deve fazer o canal funcionar, mas puxa vida! podia investir em outro tipo de publicidade, aquela saudável, que ensina coisas legais tbm, né?
Beijo

Tânia Defensora disse...

Oi Lola!
Também estava com muitas saudades de você e fiquei super feliz por ter me visitado.

Nossa que curioso este post sobre velas.

Bjus

Anônimo disse...

Obrigada pela visita , quanto a sua pergunta , é so vc me enviar via email o que quer vender que faço toda divulgação e busco comprador proxímo de você ...um grande abraço e dias organizados Parabéns lindo teu blog ....

Unknown disse...

Lola, quem diria! Uma vela que muita gente acende por fé... A gente tem que prestar atenção em td

Silvia Masc disse...

Olá Bonita,

Não conhecia o seu espaço, muito interessante, sempre que eu puder , voltarei aqui. Eu desconhecia os efeitos tóxicos, mas tb. não gostava de velas com cheirinho, as velas de cera de abelha, exalam um cheirinho delicado, essas eu gosto. Na chácara, usamos as de óleo de citronela, mas coloco no quarto antes de deitarmos, e não dormimos com elas acesas. Boas dicas.
beijinho

Sal da terra Atelier disse...

Olá! Produzo velas artesanais com 100% cera de abelha (nada de parafina ou outra substância que não seja cera de abelha!) e pavio de 100% algodão. Tenho diversos modelos.

Visite em:

http://www.elo7.com.br/productSearch.do?command=showUserProducts&webCode=54894&albumWebCode=3C3DB