Pages

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

O sentido dos gansos




No outono, quando se vê bandos de gansos voando rumo ao Sul, formando um grande V no céu, indaga-se o que a ciência já descobriu sobre o porquê de voarem desta forma. Sabe-se que quando cada ave bate as asas move o ar para cima, ajudando a sustentar a ave imediatamente de trás. Ao voar em forma de V, o bando se beneficia de pelo menos 71% a mais de força de vôo do que uma ave voando sozinha.

Pessoas que têm a mesma direção e sentido de comunidade podem atingir seus objetivos de forma mais rápida e fácil, pois viajam beneficiando-se de um impulso mútuo.

Sempre que um ganso sai do bando, sente subitamente o esforço e a resistência necessários para continuar voando sozinho. Rapidamente, ele entra outra vez em formação para aproveitar o deslocamento de ar provocado pela ave que voa imediatamente à sua frente.

Se tivéssemos o mesmo sentido dos gansos, manter-nos-íamos em formação com os que lideram o caminho para onde também desejamos seguir.

Quando o ganso líder se cansa, ele muda de posição dentro da formação e outro ganso assume a liderança.

Vale à pena nos revezarmos em tarefas difíceis, e isto serve tanto para as pessoas quanto para os gansos que voam rumo ao Sul.

Os gansos de trás gritam encorajando os da frente para que mantenham a velocidade.

Que mensagem passamos quando gritamos de trás?

Finalmente, quando um ganso fica doente ou é ferido por um tiro e cai, dois gansos saem de formação e o acompanham para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que consiga voar novamente ou até que morra. Só então levantam vôos sozinhos ou em outra formação, a fim de alcançar seu bando.


SE TIVÉSSEMOS O SENTIDO DOS GANSOS, TAMBÉM FICARÍAMOS UM AO LADO DO OUTRO ASSIM...



Anônimo

3 comentários:

Rorshach disse...

Essa é minha Negona sempre fazendo algo especial(...)ficou muito bom o blog. mesmo que outros digam que é uma causa perdida, continue!
Você já fez a coisa mais difícil: dar o primeiro passo.
acredito em sua força! Acredito em você!

bjs pra mais de metro!!!!

lininha_bolada disse...

super criativo vc e uma das raras pessoas que se preocupao com o nosso planeta e se entereçao em saber coisas a fundo sobre o problema que estamos tendo agora o aquecimento global que ro te parabenizar por ser tao criativa a respeito do nosso planeta.

Lola disse...

Obrigada pessoal, conto com a ajuda de vocês...Isso tem que ser "uma consciência coletiva"!!!