Pages

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Coleta seletiva no Rio de Janeiro.



Como mais de uma pessoa pediu informações sobre a coleta seletiva no Rio de Janeiro, aqui estão as informações fornecidas pela Comlurb:


A COLETA SELETIVA É UMA SOLUÇÃO AMBIENTAL E SOCIAL

A coleta seletiva é um programa com foco ambiental e social que se desenvolve dentro do ambiente de educação, com o objetivo de aumentar a vida útil dos aterros e viabilizar os materiais do lixo que poderão ser recuperados, retirando também os catadores das ruas e sensibilizando a população sobre os problemas do desperdício de recursos naturais. O material coletado é levado para a CSR – Central de Separação de Recicláveis, uma Botafogo e outra em Vargem Pequena, onde já existem 120 classificadores, antes excluídos do mercado de trabalho. Hoje eles trabalham com infra-estrutura e benefícios adicionais, entre os quais cesta básica, seguro de vida, plano médico-assistencial e outros serviços (documentos pessoais - Carteira de Identidade, Título de Eleitor, CPF etc) e tiram sua renda da produção e venda dos recicláveis.


METODOLOGIA OPERACIONAL

A coleta seletiva porta a porta é realizada uma vez por semana, no mesmo horário e dias alternados da coleta de regular. O material a ser ofertado deve estar acondicionado em sacos transparentes para melhor identificação dos materiais separados potencialmente reciclável, evitando a mistura de lixo com matéria orgânica ou materiais não recicláveis. Desde a primeira implantação da coleta seletiva em 04/02/2002, a divulgação é feita através da imprensa e por funcionários da empresa que orientam os moradores sobre o programa, inclusive como separar e acondicionar o material a ser ofertado para a coleta seletiva.


ADESÃO DA POPULAÇÃO

O Gerente de Coleta Seletiva da Diretoria de Serviços Sul, Engenheiro Elias Gouvêa, esclarece que o objetivo do programa é levar a população a se sensibilizar da importância Ambiental e Social do projeto, e uma conseqüente mudança de hábitos, no trato com o seu lixo, o que gera impactos positivos na limpeza urbana da nossa Cidade. O trabalho de re-divulgação e fiscalização acontece a todo momento, a fim de se conseguir novas adesões dos Cariocas.
No roteiro da coleta seletiva constam todos os bairros da Zona Sul, além da Tijuca, Praça da Bandeira, Grajaú, Vila Isabel, Andaraí, Maracanã, Santa Teresa, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande, Vargem Pequena, Curicica, Taquara, Tanque, Freguesia, Praça Seca e Vila Valqueire. Na Zona Oeste, o serviço está presente em Campo Grande e Bangu (nos sub-bairros de Vila Kennedy, Parque Leopoldina, Padre Miguel e Jabour).

Para saber qual o dia e horário que eles poderão passar em seu condomínio é só entrar no site da Comlurb, lá você encontrará a opção de consulta por logradouros.


Fonte:

http://comlurb.rio.rj.gov.br/serv_coleta.htm

13 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns mais uma vez Lola. Continue com este trabalho excepcional. Precisamos de pessoas como voce e iniciativas como esta para tornarmos nossa vida em geral muito melhor. Obs.: "Expandindo horizontes hein!..." hehe.

Paula Signorini disse...

Oi Lola!

Eu digo que as árvores só vão contribuir para neutralizar todo o carbono emitido durante um evento na somatória de tudo que foi fixado em vinte anos, e não que vão começar a neutralizar depois de 20 anos, deu pra entender a diferença?
Depois de 20 anos (em média), com a árvore adulta, o CO2 consumido passa ser mais ou menos igual ao CO2 fixado, então o papel já foi cumprido.

Vou linkar você lá no Rastro!

Cristiane A. Fetter disse...

Quando a gente quer sempre acha um jeito para resolver os problemas, ou como minha mãe diz, quem procura acha.
ótima informação Lola.
Beijocas

Lola disse...

Obrigada Cris, aliás, essas lixeirinhas aí bem que fizeram falta no Campus Party! :)
Beijos...

Anônimo disse...

Virei sindica do predio onde moro e to tentando colocar nosso predio em um sistema onde o lixo seja aproveitado, como os jornais ( papeis em geral) garrafa de 2 litros, entre outras coisas, lixos secos e molhados, esta sendo muito dificil. Uma vizinha me disse que na Barra, há condominios que vende seu lixo, no caso, jornais e garrafas de 2l. To tentando aqui onde moro, mas nao consigo achar isso, porque qualquer coisa que possa dar dinheiro a um cond. que vive no vermelho acho mais que valido, mas como disse nao acho. Caso vc saiba de algyuma coisa sobre isso me mande um e-mail.
Adorei seu blog, acho que temos que temos que pensar na natureza e parar de poluir, se tds se juntassem, os predios principalmente, seria um grande passo.
Parabens pelo blog.
Paulla.
kapk@ig.com.br

Anônimo disse...

Muito bom seu blog, útil e bonito, parabéns!
O bairro das Vargens não está incluído no roteiro da coleta, que pena!Será que um pedido á Comlurb surtiria efeito? Já existem tantos condomínios por aqui.
Abraço,
mais uma vez, parabéns.
Ninoka

Lola disse...

OLÁ, NINOKA,
OBRIGADA POR SUAS PALAVRAS!
COM CERTEZA, JUNTAR VÁRIAS ASSINATURAS E LEVAR ATÉ A COMLURB TALVEZ AJUDASSE, O IMPORTANTE É NÃO DEIXAR DE FAZER ISSO, VÁRIAS VÊZES, SE FOR PRECISO.

BEIJOS E VOLTE SEMPRE!!!

Lola disse...

MÁRCIO,
OBRIGADA POR MAIS UMA VEZ NOS VISITAR!!! NÃO DEIXE DE VOLTAR MAIS E MAIS...
BEIJO.

Lola disse...

OI, PAULA,
ENTENDI TUDINHO, OBRIGADA!!!
POR ISSO, A IMPORTÂNCIA DO REFLORESTAMENTO, DEPOIS DE 20 ANOS ESTÁ ÁRVORE IRIA PARA O "CONSUMO", MANTENDO ARMAZENADA EM SI O CARBÔNO, MESMO EM FORMA DE MÓVEL, ETC, E OUTRA SERIA PLANTADA NO LUGAR, COMEÇANDO A FAZER O TRABALHO QUE A ANTIGA JÁ NÃO FAZIA MAIS..
OBRIGADA,FOFA.

Lola disse...

OLÁ, PAULLA,

TEM UMA POSTAGEM SOBRE RECICLAGEM EM PRÉDIOS AQUI NO BLOG QUE INDICA LUGARES EM QUE VOCÊ PODE OBTER ESSAS INFORMAÇÕES.
OUTRA COISA QUE VC PODE FAZER PARA AJUDAR O MEIO AMBIENTE E TB GANHAR UM DINHEIRO PARA O SEU CONDOMÍNIO É PEDIR QUE OS MORADORES JUNTEM ÓLEO USADO EM GARRAFAS DE REFRIGERANTE VAZIAS, ESSE ÓLEO PODERÁ SER VENDIDO OU TROCADO POR DETERGENTE PARA LIMPEZA DO PRÉDIO, O QUE TAMBÉM PRODUZIRÁ ECONOMIA.(LEIA POSTAGEM SOBRE O QUE FAZER COM ÓLEO USADO)

ENTRE NO SITE DA COMLURB E OBTENHA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE A RECICLAGEM, LÁ ELES ENSINAM COMO FAZER EM PRÉDIOS.
QUANTO A LUGARES PARA COMPRA DE ÓLEO OU GARRAFAS, ISSO VC JÁ ENCONTRA PESQUISANDO NO GOOGLE.

VOU PROCURAR SABER ALGUNS LUGARES PARA TE ENVIAR POR E-MAIL.

BEIJO E VOLTE SEMPRE!

Anônimo disse...

Oi, estou precisando do contato para fazer coleta seletiva. Você tem algum pra me passar??
Trabalho numa empresa e estamos quenrendo começar a realizar essa coleta.
obrigada

Lola disse...

OLÁ, ANÔNIMO,

VOCÊ DEVE ENTRAR EM CONTATO COM A COMLURB E SABER SE HÁ POSSIBILIDADE DE FAZER COLETA SELETIVA EM SEU BAIRRO. INFELIZMENTE, AINDA NÃO EXISTE ESSA POSSIBILIDADE EM TODOS OS BAIRROS. NO SITE DA COMLURB VOCÊ ENCONTRARÁ A OPÇÃO DE CONSULTA POR LOGRADOUROS.
O SITE: http://comlurb.rio.rj.gov.br/serv_coleta.htm

CASO NÃO CONSIGA NADA NA PRÓPRIA COMLURB, PERGUNTE E PROCURE POR COOPERATIVAS QUE FAZEM ISSO, ELES BUSCAM SEM COBRAR NADA, GANHAM COM ISSO.

SE PRECISAR DE MAIS INFORMAÇÕES, PODE PERGUNTAR. APENAS, NÃO DESISTA, SIGA EM FRENTE COM SEU PROJETO.

SUCESSO!!!

Simonne disse...

Olá Lola!
Acredito que todos nós moradores desse Planeta tem a consciência do mal que estamos fazendo através de nossas ações irresponsáveis; o que falta realmente para cada um de nós é: ATITUDE ECOLÓGICA!! É parar de olhar o que o outro deixa de fazer e começar a agir.
Deixo aqui algumas sugestões de pequenas ações diárias que podem fazer muita diferença:
Levar uma sacola durável para o mercado para evitar o consumo de sacos plásticas;
Reutilizar sempre que possível, aumentando a vida útil dos produtos;
Lavar ligeiramente e escorrer os recicláveis de uso doméstico (quando necessário) e destiná-lo a Coleta Seletiva Solidária;
Usar a água da máquina de lavar para limpar a casa e calçadas;
Entre várias outras!!!!!!
Em Teresópolis a coleta seletiva solidária já acontece, o caminhão passa em dias específicos nos bairros recolhendo os recicláveis nas residências.
Criei uma comunidade no orkut Coleta Seletiva Teresópolis, para multiplicar e divulgar iniciativas como esta. Pode parecer pouco, mas o mais importante pra mim: É FAZER!! Caso queira fazer parte, seja bem vinda!!
Parabéns pela sua linda iniciativa!!
Bj!