Pages

sábado, 21 de junho de 2008

Sem palavras...

Fazendo uma visita ao blog By Osc@r Luiz, do meu amigo, Oscar, deparei-me com imagens que deixaram-me sem palavras, deu vontade de chorar...
Fui buscar mais informações sobre o assunto e cheguei ao site AmbienteBrasil, onde pude constatar uma matança indiscriminada de baleias, uma verdadeira barbárie.

Na desenvolvida Dinamarca, acontece anualmente espetáculo de barbárie contra baleias...












Em um dos países que se colocam como avançados em todos os sentidos, perpetram-se crimes contra a natureza que, no caso deles, não podem sequer ser justificados pelos clamores da sobrevivência.
Um banho de sangue, um derramado de baleias, nas Ilhas Feroe. Para quem nunca ouviu falar delas, “As ilhas Feroe ou “ilhas das Ovelhas” são um território autônomo da Dinamarca, parte da Europa, localizado no Atlântico Norte entre a Escócia e a Islândia.
Nesse local, como se vê, ligado à próspera e desenvolvida Dinamarca, é realizado um evento todos os anos que inclui encurralar centenas de baleias à beira d´água, para depois ter o prazer de exterminá-las a golpes de facas. Crianças costumam ser dispensadas das escolas nesse dia, para acompanhar o “divertimento”, que funciona como uma espécie de ritual de passagem dos rapazes à idade adulta.
Já circula uma petição na internet pedindo providências para acabar com tal barbárie. “Essa caça esportiva é uma prática que foi abandonada em todo o mundo há muitas décadas, e agora é considerada ilegal em muitos outros países europeus”, diz o texto da petição.
“Os habitantes das Ilhas Feroe não têm necessidade da carne de baleia para a subsistência, e muito da carne é deixada para apodrecer e é jogada fora. Ela não pode ser exportada, pois está poluída com metais pesados e outras toxinas e, assim, não atende os padrões de saúde da UniãoEuropéia para alimento para consumo por humanos”, prossegue. (Para conferir o texto completo, em Inglês, clique aqui)

Em julho de 2000, a organização Sea Shepherd, que dedica-se à proteger as formas de vida marinhas, velejou até as Ilhas Feroe para intervir na matança anual de baleias pilotos. Conseguiu que o massacre fosse levado às primeiras páginas da mídia européia e, melhor que isso, passou a fazer pressão econômica sobre as companhias que ainda compravam alimentos do mar com origem nas Feroe, o que representa 90% da economia local, com predominância das compras feitas pelo gigante holandês Unilever.
“Acima de 20 mil pontos de venda a varejo europeus cancelaram os seus contratos de pesca a pedido da Sea Shepherd”, informa o portal da entidade.

A luta está, porém, longe de um final feliz. “Na Noruega isso acontece também; é um problema cultural”, disse a AmbienteBrasil Cristiano Pacheco, coordenador jurídico da Sea Shepherd no Brasil. “É um espetáculo de horrores, eles abrem o pescoço dos animais de fora a fora e os deixam agonizando na beira da praia, onde as pessoas ficam aplaudindo”, completa o advogado, para quem é “inacreditável” que aconteça algo assim no mundo em pleno Século XXI.

Quem quiser ajudar a lutar contra essa barbárie, poderá assinar a petição que será enviada para a União Européia. A petição está disponível aqui:

40 comentários:

Osc@r Luiz disse...

Triste né, minha amiga...?
Em pleno século XXI!!!
Mas acredite: eu tenho esperanças de que vamos ainda ver um mundo sem coisas como essas...
Beijão!

Tânia Defensora disse...

Oi Lola!
Eu já tinha visto essas imagens no blog da Luma e achei apavorantes.
Não consegui ver no blog do Oscar, dei graças a Deus por isso, mas não escapei de vê-las aqui.
Ainda bem que consigo me chocar com essas imagens, deve ser sinal de sensibilidade...
Pena que nem todo mundo se abale com isso.

Ana Cláudia disse...

Lola, que coisa horrível! Escrevi um texto sobre isso, inspirada por seu post, depois vou postar.

Beijos!

Liz / Falando de tudo! disse...

Muito mais que triste e barbaro, é desumano, e muitas vezes as pessoas chamam de monstros ou animais" alguns homens por matarem pessoas, mas temos que reconhecer que os unicos animais barbaros de toda a natureza somos nos os "racionais"!
Devo te confessar que teu post me tirou a fome...
Bom final de semana!

Anônimo disse...

Oi, querida..

Não conseguí ficar olhando não,ainda mais que fico aquí, sem poder nada fazer . Estamos mesmo muito atrasados, amiga... Não é à toa que a raça humana (???) para o que passa, sofre o que sofre...

beijão, linda.Quando quiser espairecer, vá mesmo no meu sítio.. raramente falarei à sério ou de forma triste..rsrsrsr.Vamos diversificar a blogosfera!.

Parabéns ao oscar e à você.

Terezinha Bordignon disse...

Oi Lola:

Adorei seu Bog. Vou linká-lo no meu Blog Sala de Aula. Quanto às rosas de filtros de café usados, fique a vontade para publicá-las em seu Blog.

Beijo

Terezinha

Surfista disse...

Estarrecedor! E fica ainda mais absurdo por acontecer em um país avançado, desenvolvido, esclarecido etc etc...

Gostei da sua forma de escrever e defender suas idéias. Ser panfletário hoje em dia é muito delicado, pois pode cair no superficial, oportunista. Sabe aquela galera que compra na loja do Greenpeace e acha que está fazendo o seu papel social? A meu ver, você tem conteúdo e cumpre bem o seu papel.

Beijo

Maria Fernanda disse...

Olá querida Lola,
Nossa! Que coisa.... estou sem palavras.
Áté onde vai isso.?!
bjs

Claudia Chow disse...

Que coisa mais horrível! Nao tem nem o q dizer mesmo, nao coloco mais meus pés na Dinamarca.

Carla Beatriz disse...

Que horror! Que absurdo!
E eu que pensava que a Dinamarca era um país desenvolvido. Que decepção!

Roy Frenkiel disse...

Terrivel mesmo. Esses tempos estao dificeis, particularmente sombrios...

bjx

RF

Jens disse...

Horrível, Lola. E triste também. Como disse o RF, tempos sombrios estes que vivemos. Parece que a razão se perdeu por completo.
Um beijo.

Luma Rosa disse...

Eu postei sobre esse assunto e se quiser acessar o post, não para ler porque o seu está bem explicado, mas para assinar a petição que está disponivel para ser enviada para a União Européia -http://luzdeluma.blogspot.com/2008/06/baleias-e-amazonas-algo-em-comum.html - Boa semana! Beijus

jorginho da hora disse...

Essas imagens são simplismente pornograficas! Perturbadoras!Nos deixa revoltados, com uma sensação de impotencia terrivel. Lamentavel!

Lívia disse...

Eu não fico sem palavras, na verdade muitas me enchem a mente, mas prefiro, por educação e respeito ao blog, não escrevê-las aqui...

Acho engraçado que quando alguém fala em tecnologia, países do primeiro mundo sempre defendem a "evolução", que devemos superar tradições arcaicas e tal. Mas em casos como esse, ficam querendo defender a tradição sangüinária dessa nação.

Me faz lembrar também dos touros na Espanha, até que ponto nossa cultura é tão importante? Ou será que nesses lugares ela se resume à isso?

Uma vergonha.

Lola disse...

Muito triste, Oscar... Não acredito que dê para salvar todo o mundo, mas, gostaria de não ver mais coisas como estas...
Beijo.

É porque você é uma pessoa especial Tânia. Seria muito bom se as pessoas que fizeram e fazem isso, também se abalassem... Também fiquei chocada ao ver, muito triste...
Beijo, linda.

Lola disse...

Que bom, Ana Cláudia, quanto mais pessoas protestando, melhor! Esperamos que as pessoas que fazem isso se conscientizem.
Beijão.

Silvinha disse...

Oi Flor,
Tem selinho aprovando seu blog maravilhoso no Era Zen.
Escolha o q mais lhe agradar.
Bjos

Lola disse...

Olá, Terezinha,
Que bom que gostou do blog,volte sempre que quiser...
Obrigada por nos ajudar com sua criatividade, acredito que terá muita utilidade. Assim que tiver um tempo maior, postarei aqui.
Beijão.

Lola disse...

Oi, Liz,
Por sermos os únicos animais racionais, temos a obrigação te proteger e não, destruir.
Uma ótima semana para você... Não suma!

Cris,
Obrigada por tudo! Com certeza aparecerei em "sua casa" sempre que precisar sorrir!!!
Beijo,linda!

Cristiano Nadai disse...

A.B.S.U.R.D.O
É a unica palavra que me vem agora...
Em pleno sec XXI, uma consideravel parte consciente da humanidade tentando desfazer as cicatrizes que já deixamos na terra, e uma barbarie dessas é praticada em plena europa...
Mas, mesmo que à passos lentos, estamos caminhando. Só espero que de tempo =/
Beijjosss

Lola disse...

Olá, "Surfista",
Também acho inaceitável, por isso, coloquei esta postagem, como forma de protesto.
Agradeço as palavras gentis que você escreveu!
Um beijo e volte sempre!

Lola disse...

Olá, Maria Fernanda,
Espero que não vá muito longe, que as pessoas possam começar a ter consciência do mal que estão fazendo.
Beijos.

Lola disse...

Oi, Claudia chow,Carla Beatriz, R.C e Jens,
Concordo plenamente com vocês, são imagens horríveis, que eu nunca gostaria de ter visto, que eu queria que fosse mentira. Mas, infelizmente, é verdade e tenho que colocar estas fotos aqui, como forma de descontentamento, crítica e revolta!!! Esperando que alguém faça algo, começo por mim...
Beijos a todos!

Lola disse...

Oi, Luma,
Que bom ver você por aqui! Melhor ainda, saber que você também está fazendo algo. Irei ao seu blog sim, pode contar comigo!
Beijo!

Lola disse...

Olá,Jorginho,
Estas imagens podem nos deixar com uma sensação de impotência, mas, não vamos ficar assim, temos uma forma de lutar contra isso, divulgando, mostrando a crueldade que eles fazem e também nossa indignação.
Beijo, moço!

Fala, Lívia,

Só o que tenho a dizer, entendo "sua vontade"...
Vamos fazer a nossa parte.
Beijo, mocinha!

Lola disse...

Oi, Silvinha,
Muito obrigada!!!
Beijão!

Lola disse...

Olá, Cris Santos,
Espero que consigamos, pelo menos, melhorar um pouco...
Obrigada pela visita e volte sempre!
Beijo.

Lola disse...

Olá, pessoal,
Quero pedir desculpas por demorar tanto a responder aos comentários. Estou resolvendo alguns assuntos e me falta tempo. Mesmo tendo demorado, li todos os comentários e agradeço a todos vocês!
Beijo.

Tânia Defensora disse...

Oi querida!
Tem dois selos para vc lá em casa.
Beijos

Data Vênia disse...

Temos que ter atenção com essas práticas culturais.
A mesma coisa acontece (ou acontecia) com a farra do boi no Brasil e na Espanha.
Nós temos que evoluir!!! Isso não cabe mais!

Abs

DV

Lola disse...

Oi, Tânia,
Obrigada, linda! Logo irei pegar :).
Beijão.

Lola disse...

Olá, DV,
Infelizmente essas coisas inda acontecem...
Concordo com você, temos que evoluir, e muito...
Beijo e volte sempre!

Anônimo disse...

É, Neula... o tempo passa, mas a mentalidade do "serumano", uma grande parte dela, só tende a piorar, infelizmente. Qual o ser vivo tem uma atitude dessa, tão cruel e sem nescessidade?? Apenas o "ômi" mesmo...
Será que uma dia isso muda? Duvido...
Beijão!

Lola disse...

Oi, Mark,
Pode ser que não mude totalmente, mas, vou tentar fazer ficar um pouco melhor enquanto estiver por aqui...
Sorte com o CD.
Beijo.

Anônimo disse...

É isso aí, amiga!
Procurar melhorar a situação deveria ser uma necessidade (afff... que derrape dei na postagem anterior...hehehe..) geral de todos, mas parece que ela não é algo comum a todos...
E vamos tentando mudar essa linha, né?
Obrigado... vamos ver no que dá o CD.
Beijão!

Lola disse...

Se cada um fizer um pouquinho, uma grande parte será feita...

A respeitodo CD, VAI DAR CERTO!!! Mark e joy juntos novamente... Isso me deixa muito feliz...
Beijo.

Anônimo disse...

Olá, Neula! Fiquei chocado com foto tão bárbara! Sempre tive uma profunda admiração pelo indigitado país. Gostaria de ratificar os comentários já expostos. Seu blog é dez! Vc, como sempre, maravilhosa nas suas exposições. Estou orgulhosíssimo de vc! Um grande beijo, Alexandre

Lola disse...

Obrigada, Alexandre,
Você, como sempre, muito gentil.
Volte sempre!

Beatriz disse...

Gente o que é isso?????
è pior que uma barbarie.....

Isso é um pecado