Pages

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Fazendo a coisa certa!


Como disse na postagem anterior, estive na XIII Mostra PUC-Rio, onde, infelizmente, constatei que muitas empresas ainda não se libertaram das tão famosas sacolinhas plásticas, salvo exceções.

Algumas empresas deram eco-bags, pena que nem todas tenham sido de materiais reciclados ou recicláveis. A "OI", por exemplo, tentou fazer sua parte distribuindo eco-bags, pena que eram de plástico, mas, um pedacinho foi feito. Essas, pelo menos, irão durar mais nas mãos das pessoas do que as sacolas plásticas dadas pela maioria das empresas. Vamos ver se com o tempo eles acertam 100%.

Também disse que ganhei uma linda caneta, inteirinha reciclada, mas, quando fui olhar, não foi apenas uma, havia outra, para minha maior felicidade...

Como prometido, e com orgulho em expor o nome das empresas, aqui estão as fotos:

As duas canetas juntas.

Também ganhei esta garrafinha, que para quem não sabe no que ajuda, explico aqui: "ajuda a economizar copos plásticos". Ao invés de pegá-los a cada vez que fosse beber água, o visitante enchia sua "própria e pessoal" garrafinha, evitando assim, mais um mal a ser combatido :).

^ Estes são da SUPERGASBRAS. ( É uma empresa brasileira que trabalha no ramo de distribuição de Gás LP, "Gás Liquefeito de Petróleo")

^ Esta veio da empresa REPSOL. (Empresa internacional integrada de petróleo e gás. Atualmente é a maior produtora de petróleo da Espanha e está triplicando seus planos de investimentos para a Bacia de Santos, no litoral brasileiro)
* Injetada com sabugo de milho, material 67% biodegradável.
* O Plástico Biodegradável é 100% orgânico.

Destacando que produzido através de matéria prima de origem vegetal (amido de milho), o plástico tornou-se ambientalmente correto.
É totalmente reciclável, rapidamente absorvido pela natureza, servindo de adubo e deixando de poluir os rios, lagos e oceanos.






Espero que essas empresas tenham ótimas iniciativas aqui no Brasil, que esses brindes sejam apenas um pouquinho do que pretendem fazer para melhorar o estrago costumeiro. Por enquanto, estão de parabéns pela iniciativa.

Que todos possam "invejar" e copiar essas idéias... Afinal, como afirmou Lavoisier (1743-1794),
"NA NATUREZA NADA SE PERDE, NADA SE CRIA; TUDO SE TRANSFORMA.".


15 comentários:

Jens disse...

Oi Lola.
Cresce a conscientização; a cada dia a esperança de um mundo ecologicamente saudável perde em fragilidade e ganha em robustez. Vamos torcer para que esta não seja uma tendência passageira.

Mimirabolante disse...

Participei tbm de um Congresso,ganhei mts canetas recicladas,uma bolsa de tecido .......suas fts e postagem,ficaram legais......

jorginho da hora disse...

Olha, o que está havendo é que por enquanto os emprezarios só estão querendo agradar a todos os tipos de consumidores e ainda não perceberam que tem muito fabricante de matérial reciclavel sem carater. Com o tempo ( e muita fiscalização ) as coisas vão mudando.

jorginho da hora disse...

Lolinha, eu não comento os comestários do meu blog por pura preguiça. Mas também acho que assim as pessoas podem tirar suas proprias conclusões de cada comentário sem a minha interferencia.
Mil beijos !

Lola disse...

OLÁ, JENS,

AS COISAS SÃO PASSAGEIRAS QUANDO EXISTEM POSSIBILIDADES DE NOVAS TENDÊNCIAS. COM O MUNDO DESABANDO SOBRE AS PRÓPRIAS CABEÇAS ISSO DEIXA DE SER TENDÊNCIA E PASSA A SER NECESSIDADE... COISA QUE NÃO DÁ PARA SER PASSAGEIRA.
OBRIGADA PELA VISITA E NÃO DEIXE DE VIR TOMAR UM "CAFÉ", SEMPRE...

Lola disse...

OI, MIMI,

QUANDO QUISER UMA COMPANHIA PARA ESTES CONGRESSOS, PODE ME CHAMAR!
QUANTO AS FOTOS, NÃO ESTÃO MUITO BOAS, FORAM TIRADAS DE CELULAR,E INFELIZMENTE, A POSTAGEM TEVE QUE SER CORRIDA, PODERIA SER MAIS COMPLETA. PORÉM, ATINGIU MEU OBJETIVO.
FALANDO EM OBJETIVOS, SEUS TRABALHOS ESTÃO SENDO FONTES DE MINHAS INSPIRAÇÕES. CONTINUE ASSIM!

BEIJO.

Lola disse...

OI, JORGINHO,

COM CERTEZA, MUITA GENTE ESTÁ SE APROVEITANDO DO MOMENTO PARA SÓ PENSAR EM DINHEIRO, MAS, ATÉ ISSO ESTÁ SENDO ÚTIL. COM CERTEZA, MAS TARDE, QUANDO AS PESSOAS NÃO ENXERGAREM ISSO COMO TENDÊNCIA E TUDO TIVER MAIS CREDIBILIDADE, AS EMPRESAS QUE FIZEREM UM BOM TRABALHO, PENSANDO DE VERDADE NO MEIO AMBIENTE E NÃO SÓ NO DINHEIRO, FICARÃO NO TOPO, POIS QUEM FAZ PORQUE GOSTA E SE PREOCUPA, FAZ MELHOR E MUITO MAIS BEM FEITO, O QUE COM CERTEZA AS DEIXARÃO NO TOPO.

QUANTO AOS COMENTÁRIOS EM SEU BLOG, SINTO FALTA DE UM COMENTÁRIO SEU SOBRE OS OUTROS, ÀS VEZES, SINTO-ME FALANDO SOZINHA :(. PORÉM, RESPEITO SUA FORMA DE PENSAR, AFINAL, O QUE FAZ DE CADA UM UMA PESSOA ESPECIAL, É EXATAMENTE A DIFERENÇA!

BEIJO E VOLTE SEMPRE...

Cris disse...

Oi, lindinha,

Puxa, quanto tempo!Há fases assim, mesmos entre os amigos, de sumiços recíprocos, não é? De qualquer forma vim matar as saudades e te parabenizo pelo empenho da conscientização. A natureza e o Homem dependem de pessoas como você.

Beijão, querida.

Lola disse...

CRIS, LINDA,

PODEMOS ATÉ FICAR UM POUCO AUSENTES, MAS, ACABAMOS VOLTANDO... NÃO DÁ E NÃO SE PODE FICAR LONGE DO QUE SE GOSTA! :)
OBRIGADA POR SUAS PALAVRAS, NO QUE DEPENDER DE MIM, VOU CONTINUAR TENTANDO, SEMPRE... E NÃO SUMA MAIS, VOCÊ FAZ MUITA FALTA!

MUITA SAUDADE...

BEIJO, "ENORME DE GRANDE"!!!!

sapatosdelata disse...

Legal Lola!!!!!!

Uns colegas de trabalho foram num evento e trouxeram duas réguas plásticas (de 20cm). Nelas esta escrito "Acredite, eu era uma embalagem Meiwa"

Abraços e beijos!

Jota Effe Esse disse...

Ainda pego as famigeradas sacolas nos supermercados, mas cada vez em menor quantidade. Um dia carregarei a minha sacola permanente. Meu beijo.

Silvana Nunes .'. disse...

Navegando pela grande rede sem rumo com a intenção de divulgar o meu blog, cheguei até você e gostei do que vi, tanto que pretendo voltar mais vezes.
No momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da tela do computador está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar cuidado. Em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura, da reflexão e enquanto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam. Pois o maior bem que podemos deixar para os nossos filhos é o afeto e uma boa educação. Isso faz com que ela acredite na própria capacidade, seja feliz e tenha um preparo melhor para lidar com as dificuldades da vida. Nós professores temos a faca e o queijo na mão, temos conteúdo para isso. Dá trabalho sim, mas nada paga a sensação do dever cumprido, faz bem para a alma. VAMOS TODOS JUNTOS PELA EDUCAÇÃO NA LUTA POR UM MUNDO MELHOR ! SIM, NÓS PODEMOS.
Se gostar da minha proposta, siga-me.
Peço que ao responder deixar sempre o link do blog, pois às vezes a mensagem entram com o link desabilitado ou como anônimo. Por causa disso fico sem ter como responder as pessoas.Os meus comentários também entram via e-mail, pois nem sempre a minha conexão me permite abrir as páginas: moro dentro de um pedacinho da Mata Atlântica, creio que mais alto que as antenas, com isso a minha dificuldade de sinal do 3G. Espero que entenda quando não puder responder. O único barulho que escuto aqui é o som dos pássaros, grilos, micos...
Por hoje fico por aqui, Espero nos tornarmos bons amigos.
Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre.
Saudações Florestais !

Lola disse...

OLÁ, "SAPATOSDELATA",

ACHEI SUPER LEGAL VOCÊ TER DITO ISSO. MAIS UM EXEMPLO DE QUE EXISTEM MAIS PESSOAS TENTANDO.

BEIJO E OBRIGADA PELA VISITA!

Lola disse...

OI, "Jota Effe Esse",

O FATO DE DIMINUIR O CONSUMO DAS SACOLAS JÁ É ÓTIMO! CONTINUE POR ESTE CAMINHO. UMA ÓTIMA DICA É COMPRAR, PELO MENOS, DUAS SACOLAS RETORNÁVEIS E DEIXÁ-LAS NA MALA DO CARRO.(SE TIVER)
SE O CASO FOR DE USAR PARA JOGAR LIXO, TENTE DIMINUIR CADA VEZ MAIS A QUANTIDADE DE SACOLAS USADAS, PEGUE SOMENTE O QUE ACHA QUE PODERÁ SER SUFICIENTE.

OBRIGADA PELA VISITA!

MEU BEIJO :).

Lola disse...

OI, SILVANA,

VOLTE SEMPRE QUE DESEJAR, ESPERO QUE MELHORE, POIS, SERÁ UM PRAZER TÊ-LA POR AQUI.
QUANTO AO SEU PROJETO, COM CERTEZA ENTRAREI NO SITE.
FORA O PROBLEMA DA CONEXÃO E ALGUNS OUTROS, DEVE SER UMA MARAVILHA MORAR ONDE VOCÊ MORA:).

OBRIGADA POR SUA VISITA E VOLTE QUANDO PUDER!