Pages

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Reciclagem e balanço de fim de ano!


Uma boa idéia para pessoas que moram em lugares no qual não existe coleta seletiva é levar o seu lixo até o ferro velho. Cansada de separar o lixo e ver tudo se misturando no caminhão, resolvi perguntar ao dono de um ferro velho perto de onde moro o que eles compravam, minha surpresa foi enorme ao saber que quase tudo! Não pelo dinheiro, porque rendem centavos, mas, por me sentir bem por não estar jogando todo o meu lixo na natureza.
Hoje, o que não reciclo em casa, dôo ou faço algo para alguém, vai direto para o ferro velho e depois para reciclagem.
Quanto aos centavos, estou pegando sim, estou colocando em um cofre, para no final do ano, ver quanto dinheiro eu teria jogado no lixo.

Meu primeiro lixo reciclado e levado para o ferro velho.

Meu primeiro lixo de plástico. (reciclado)
Algumas dessas garrafas vieram da casa da minha irmã, que também está começando a separar algum lixo.

Meu primeiro lixo de latinhas. (reciclado)
Isso deu uns R$5,00.

Ferro velho para onde levo.

Período de festas em final de dezembro de 2009.

Reciclando o lixo no apartamento.
Improviso para reciclar. (Fora o material já separado)

Material do fim de ano já separado para reciclar.

Mais tarde... Todo o material do fim de ano já separado para reciclar.
Lixo orgânico que foi para lixeira!
Total de lixo descartado. (Quase nada!)

Estes foram reciclados em casa mesmo.
Adoro o sabonete da esquerda, mas, não gosto do pote. Quando um outro sabonete acabou, guardei o pote e reaproveitei, coloquei o sabonete que gosto no pote que gosto! :)

Depois desse jeitinho que dei no final de ano para conseguir separar o lixo, olha o que o apartamento ganhou!
Aqui, foi colocada mais uma preta, para lixos orgânicos! São pequenas, mas ajudam muito...

Achei lindas... Quero dessas para minha casa também! :)

Nesse período de fim de ano estive na casa de amigos e parentes, para minha surpresa, em três casas que estive, os moradores haviam separado algum lixo e pediram que eu levasse para eles, já que onde moram não tem ferro velho.

Balanço do ano: (Usarei os nomes das pessoas)

*Aglai começou a fazer reciclagem no sítio;
*Keila já recicla algumas coisas em sua casa;
*Eduardo começou a fazer reciclagem no apartamento;
*Vânia já faz alguma reciclagem no apartamento;
*Silvia guarda algumas garrafas pet e plásticas para reciclar.

Já foi um grande avanço, nenhuma dessas pessoas reciclava nada. Infelizmente, em nenhum desses lugares passa o caminhão de coleta seletiva, ainda tenho que levar o lixo deles para o ferro velho, o que não me causa nenhum problema, já que tenho que lavar o meu, apenas um pouquinho de trabalho a mais, o que compensa muito, quando vejo o lixo que iria para a natureza tomando o rumo certo!

No começo achamos que dá um pouco de trabalho separar o lixo, mas, tudo é questão de tempo, costume e educação, logo você está tão condicionado que nem sente, o que resta é um prazer e uma satisfação enorme de saber que você está contribuindo, mesmo que seja pouco, e que aquele lixo não vai para o lixão e nem poluir a natureza. Isso se torna prazeroso!!!

Para quem diz que uma andorinha só não faz verão, olha só as andorinhas que já estão começando a voar junto comigo... Se a partir de cada pessoa render essa quantidade de "frutos", daqui a pouco não terá espaço no céu! :)

Nas próximas postagens colocarei o valor de alguns "produtos" no ferro velho.
Escolas e condomínios podem usar o dinheiro em benefício próprio, já é uma pequena ajuda aos locais. Isso sem contar com a ajuda que estarão dando ao nosso planeta, e principalmente, as nossas próprias vidas, já que o planeta se regenera e nós não!!! Pensem nisso...

Experimentem! Vocês se sentirão bem...


10 comentários:

Mimirabolante disse...

Ótima postagem !Um grande progresso !Com uma maravilhosa demonstração de organização,empenho e capricho......Foi assim que comecei,tbm recebia as garrafas PETs,as latas dos vizinhos.......Agora que todo o edifício está doando,continuo recebendo as embalagens que posso doar como:as caixas de ovos,as garrafas de vidro de suco,as embalagens de café e mate solúvel.......Boa Sorte!Estou feliz por vc e torcendo muito para tudo dar certo........Viva a Natureza,Viva o Consciência Coletia....Viva a Neula!!!!!!bjcas

cris disse...

Separo o lixo para reciclar já tem um bom tempo, aqui na rua passa o caminhão da coleta seletiva e simplifica bem as coisas. Mas não separo, tenho uma lixeira para o que é reciclável e outra para o lixo orgânico. Quando por algum problema não posso separar fico com a cosnciência pesada. Depois que se torna hábito é muito difícil deixar de separar o lixo. O que mais chama a atenção é como diminúi o lixo orgânico. Isso também nos dá a medida de quanto desperdício há em nossa sociedade, algumas coisas vem com embalagem demais, já reparou?
Ainda que passe o caminhão da coleta seletiva duas vezes na semana ainda tem as pessoas que pegam o lixo pra vender, uma pena, se a coleta seletiva fosse mais eficiente essas pessoas trabalhariam em centros de reciclagem para a prefeitura e não catariam na rua. Tem até uma velhinha que sempre surrupia meu lixo reciclável se coloco muito antes do horário do caminhão!Isso faz pensar que mundo é esse...
Parabéns, uma andorinha atrai outras, continue!
Bjo!

Paula ZZT disse...

que d+ adorei o post e adorei que vc voltou :-)

Luma Rosa disse...

Lola, postagem supimpa! Muita gente tem vontade de separar o lixo para reciclagem, porém a prefeitura local não faz coleta para reciclagem. Diante disso, vender para o ferro velho, alcança já um bom propósito e quem sabe o lixo orgânico possa ser doado, no futuro para alguém que faça adubagem natural? E o 'pulo do gato' é saber, ao final, o quanto estamos jogando no lixo. Parabéns pela idéia e iniciativa!! Beijus,

Lola disse...

OBRIGADA, MIMI, VOCÊ É UM GRANDE EXEMPLO E ESTÍMULO! :)

BEIJO, GRANDE!

Lunna disse...

Bom dia, estava eu conferindo meus links do meu antigo blog e olha quem reencontro. Como você está Lola?
Há tempos não visitava seu blog e adorei esse seu post, acho que é exatamnte disso que precisamos.
Aqui em São Paulo temos coleta seletiva uma vez por semana, então passamos a semana separando nosso lixo para que seja recolhido as quintas (hoje).
Grande abraço e parabéns pelo belo trabalho, precisamos de muitas pessoas seguindo seus passos. Beijos

Jens disse...

Oi Lola.
Faltou me incluir na lista. Influenciada por você, minha consciência ecológica cresceu. Hoje, reciclo mais lixo do que ontem.

Beijo.

Barbie Girl disse...

Aqui no meu trabalho, nos juntamos e fazemos toda reciclagem.
Vendemos em seguida e com o din din, compramos coisas úteis para nós, a última foi um tostex para alegria geral!!

Voltei de férias e saudades daqui!!

beijos e bom carnaval!

Cristiane A. Fetter disse...

Pois é Lola, e a gente pensa que todo mundo já faz a sua parte, ledo engano, mas o importante é começar a realizar isso, pequenos gestos se transformam em grandes resultados para o planeta.
bjks

Paula ZZT disse...

cade vc? :-)