Pages

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Pintar telhados e paredes de branco faz bem para o planeta e diminui a temperatura dentro de casa em até 5°C.



Apesar dos telhados cobertos por vegetação serem mais eficientes (por cobrirem uma área de exposição ao sol bem maior), para quem não pode ter um telhado assim, muros verdes também produzem um efeito parecido, se não conseguir colocar vegetação no telhado, tente colocar nos muros!

Neste caso, para o telhado, temos uma alternativa, ela não é tão eficiente como a outra, mas ajuda...

Se você viu o filme “Uma Verdade Inconveniente”, do Prêmio Nobel da Paz, Al Gore, sabe que a cor branca dos pólos reflete de 80 a 90% da luz solar. Quando derretem, acabam com o mesmo índice de reflexão do oceano: 8%, em média. Ou seja, quanto mais os pólos derretem, mais eles próprios contribuem para o aquecimento global. Aplicando essa teoria, podemos traçar um paralelo para a realidade de sua casa. Não dá para trazer a neve para sua casa, certo? Então, por que não trazer a cor branca? Pintar telhados e paredes de branco pode fazer com que até 90% da luz incidente seja refletida, já que a tinta dessa tonalidade rebate de 50 a 90% dos raios solares. O professor de Física das Construções da USP, Racine Prado, diz que: “O branco refletivo ou o aluminizado refletem 90% da radiação solar. Com as superfícies externas da casa pintadas de branco, menos calor penetra na casa e a temperatura interna pode variar até 5°C”. No mínimo, você ganha em conforto térmico e usa menos ar-condicionado.

OBS: A tinta vermelha ou marron só reflete de 20 a 35% e as cores laranja e cinza ficam na média dos 50 e 30% respectivamente.

Para quem achou colocar vegetação no telhado difícil ou trabalhoso, está alternativa é bem mais fácil de fazer. Vamos fazer a nossa parte!!!


Precisamos fazer logo, demorei a achar uma foto...
Fonte: Revista Superinteressante.

16 comentários:

Cristiane A. Fetter disse...

Então Neula, aqui onde moro as casas não tem muro e os telhados são de madeira, a diferença de temperatura daqui para uma cidade menos "verde" chega a 5 graus, não preciso dizer mais nada.
Esta dica é ótima.
abraços

Lola disse...

A dica é ótima sim, porém, me preocupo com duas coisas aqui no Brasil: Casas sem muro? E os assaltos? Telhados de madeira? Um....E o desmatamento? Como disse, a dica é ótima, mas aqui, primeiro teríamos que trabalhar a "eduacação".
Beijos...

Cristiane A. Fetter disse...

Olha Neula, no Brasil infelizmente aí isso não seria possível, aliás esse foi um grande incentivo para vir para cá (a empresa em que meu marido trabalha o transferiu para cá).
Aqui se usa madeira de reflorestamento para a construcao das casas e tambem uma muito parecida com compensado, pois elas precisam ter um isolante termico (viver a menos vinte graus é difícil), entao as casas utilizam aquecimento a gas e esse tipo de construcao ajuda manter o calor dentro.
Estou deixando 2 links aqui de textos que escrevi sobre algumas atitudes de reciclagem na minha cidade.
http://ofuturodopresente.blogspot.com/2007/05/sacolas-plsticas-nos-estados-unidos.html
http://ofuturodopresente.blogspot.com/2007/04/conscincia-individual.html

Muito trabalho tem que ser feito no nosso país e o interessante de morar fora é aprender outras maneiras de viver.
Um dos motivos de escrever no O futuro é contar minhas experiencias e sentimentos de viver aqui.
Ja o outro blog (WWW.TODOYDA.COM.BR)tem um projeto mais "leve" mas nao menos interessante e é lá que estou divulgando seu trabalho.
Se precisar de alguma coisa é só falar.
abraços

Cristiane A. Fetter disse...

Me lembrei desse também

http://ofuturodopresente.blogspot.com/2007/03/economia-ecologia-e-etceterologia.html

Lola disse...

Obrigada Cris, vou olhar todos!!!

Anônimo disse...

Oi Lola, adorei seu blog... vc não teria um twitter pra eu seguir suas postagens ?

Beijo
Follow me: www.twitter.com/andoECOando
Val

Santaum disse...

Um detalhe interessante da radiação solar é que ela compreende o comprimentos de onda na região espectral não somente da luz visível, como também infravermelho e ultravioleta. De fato, nos pólos o "branco" da neve reflete boa parte dos raios solares, mas há uma compensação ao absorver a radiação solar dos outros espectros.

Grande abraço.

Anônimo disse...

Sou engenheiro que fabrica a tinta refletiva para telhado a mais de 10 anos, chamada Solar Out, e tenho atestados que comprovam sua eficácia, ela reduz em até '7 graus.
Esta minha tinta é muito especial, é à base de látex acrílico, com resina de ultima geração, especial e formulada com cargas minerais refletivas e refratarias para refletir e supor tanta exposição solar.
Ela custa R$ 350,00 por lata de 18 l e pinta 50 m2 já com as 2 demãos.
As tintas comuns brancas deverão amarelar muito rápido, uma boa tinta custa em média R$ 200,00 a lata e não suportará tanta radiação, o que não viabiliza a ecompensa pretendida.Pode ser aplicada por qualquer pessoa, por cima do telhado, sem sujeira.
Pinta qualquer telha, parede ou laje.
Meu e-mail é nilton@engerevest.com.br –
Tinta anti calor para telhado, para pintar seu telhado de branco com qualidade máxima. E fabrico também Tinta anti bolor e mofo, chamada Bolor Zero. Visite o meu site www.engerevest.com.br
Nilton Cinti . Fico a seu dispor, meu telefone é 11 9137 - 5284

Bruna Romero disse...

Boa tarde, Lola!!

Li essa reportagem na super também. Realmente é algo simples, que grande parte da população pode fazer. Falta mesmo é consciência e vontade para isso.

Eu vou pintar meu telhado :D

Abraços!!

Anônimo disse...

Sensacional, mas com os centros urbanos se expandindo vorazmente, como faz que mora emptrédio como eu?

pedro celso disse...

Querida lola eu vi sobre esse assunto em um canal de Tv e me interresei pois bem existi algua tinta especifica para esse tipo de pintura ???????? Obrigado!

Lola disse...

Oi, Val, atrasada, mas, na época já passei o Twitter, apesar de não postar lá!

Beijo.

Lola disse...

Oi, Santaum,

Já respondi sobre seu comentário no seu blog.
Abs.

Olá, Nilton,

Obrigada pela informação e por deixar seu contato!

Oi, Bruna,
Que bom que vai aderir, sempre ajuda!

Beijo!

Lola disse...

Olá, Anônimo,

A idéia não muda nos centros urbanos. Entrar em contato com o condomínio e tentar pintar o prédio de branco ajuda e muito!

Olá, Pedro Celso,

Você pode pintar com qualquer tinta, desde que sejam tintas com base de água, que não agridam o meio ambiente. Existem tintas específicas, que por serem feitas diretamente com essa intenção, demoram mais a amarelar, fazendo com que o tempo para pintar novamente demore bem mais. Tem um comentário dando contato de tintas específicas.

Abs e espero ter ajudado.

Anônimo disse...

Fui a uma casa de tintas, e uma idéia que eu tive, quando a parede esta virgem de tintas só no reboque, de vez usar o selador e depois a tinta látex, já usarem direto o vedaprem que ipermerbeabiliza a parede, e também você pode pedir para usar pigmentos da cor que você deseja assim fazer uma tonalidade bem suave da cor externa do seu gosto, pois o vedaprem já é branco. Minha sugestão.

Anônimo disse...

Amigos,

a coisa não é bem assim. Não se ponham a pintar indiscriminadamente tudo quanto é telhado de branco, pois isto pode ser um tiro no pé.

Primeiro é preciso usar a tinta certa, como explica aqui acima o post do Nilton Cinti, também é preciso preparar a superfície antes da pintura, o que não se pode fazer no caso das telhas de cimento amianto, pois o lixamento colocaria no ambiente um resíduo tóxico tremendamente danoso.

No caso das telhas de barro, há que considerar que elas respiram, e retardam a água precipitada, na razão de 3,5 a 4 litros por metro quadrado. A água da chuva retida na telha só volta para o ambiente por evaporação, resfriando o imóvel, e colaborando com as correntes ascendentes que também reduzem os efeitos das "ilhas de calor". Se pintadas, estas coberturas simplesmente perderiam esta função para sempre, mesmo depois que a umidade típica do nosso clima escureça a pintura.

Então atenção. Há mais o que considerar antes de pintar coberturas de branco!

Arq Oscar Müller

Veja mais em: http://arquitetandoideias.blogspot.com/2011/10/telhado-branco-obrigatorio-pontos.html