Pages

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

O que fazer com o óleo de cozinha usado?



Coar o óleo para usar novamente é saudável?

A resposta é NÂO!

O professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Sérgio Neves, através de palestras para lideranças comunitárias, repassa informações sobre os riscos que óleo usado pode causar à saúde devido às substâncias tóxicas que surgem por causa da transformação química devido ao superaquecimento durante a fritura, substâncias como a acroleína, que é cancerígena, é um exemplo.

A mesma gordura que se acumula na tubulação, pode acumular nas artérias coronarianas, principalmente se o óleo for reutilizado. Após a queima (uso), ele se transforma em saturado, na temida gordura trans, responsável por problemas que afetam o coração.
Por estes motivos, não se deve reutilizar o óleo que já foi usado nas frituras.


Jogar detergente para diluir o óleo antes de jogá-lo pelo ralo é uma atitude correta?

A resposta também é NÂO!

Ao ser despejado no ralo, o óleo vai formando crostas de gordura na tubulação, ótimo para ratos e baratas, que acabam invadindo a casa sem que os moradores saibam o verdadeiro motivo. Um litro de óleo doméstico jogado no ralo da pia chega a contaminar de uma só vez um milhão de litros de água, quantidade suficiente para a sobrevivência de uma pessoa - desde banho, comida e consumo - por até 40 anos.

Depositar o óleo nas caixas de gordura provoca danos ao meio ambiente, porque além de provocar entupimentos no sistema de esgotamento, leva substâncias cancerígenas para o rio e acaba contaminando peixes, gado e plantas.
“Os componentes do óleo de cozinha são muito agressivos e chegam aos rios, onerando em 100% o tratamento do esgoto", afirma
Marlene Tobaldini, diretora regional da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e presidente do conselho consultivo do Sesi/Senai.


Existe uma saída chamada Biocombustível.

O biocombustível é produzido a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha e reduz consideravelmente a emissão de gases poluentes.Além de evitar a poluição, o biocombustível produzido a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha não emite enxofre e o gás carbônico, liberado na combustão, não é considerado nocivo à camada de ozônio.
Segundo Marcos Marcelo de Moraes e Matos, presidente da ONG Academia de Gestão Pública (Agespub), uma família com quatro pessoas consome em média um litro de óleo por semana. O consumo em um restaurante de médio porte gira em torno de 10 litros/dia. "Há uma usina em Piracicaba que pode produzir o biocombustível, a partir do momento em que houver entidades que coletem o óleo", enfatiza.

O que podemos fazer?

Podemos procurar postos de coleta e integrar o óleo usado. Para quem quer mais um motivo para fazer isso, além dos citados acima, aí vai mais um: Algumas entidades pagam pelo óleo ou trocam por detergente ou outra mercadoria.

Para quem deseja se desfazer do óleo de maneira correta, aqui vão alguns endereços de postos de coleta:

Se você mora na cidade de São Paulo:

LIRIUM
Coletam a partir de 50 litros de óleo. Passam para recolher de acordo com a necessidade do local (semana, mês ou quinzena). Emprestam recipientes de 50 L para armazenar o óleo.Telefone : (11) 4544-1024.

Comércio e Indústria COSTACOI Ltda.
Recolhem a partir de 50 L de óleo, colocados em garrafas PET. Trocam o óleo por material de limpeza.Telefone: (11) 6910-7697.
Deixa um tambor de 30 ou 50 litros em empresas, fábricas ou condomínios para o descarte do óleo. Quando o tambor enche, eles vão buscar e ainda pagam R$ 0,20 por litro de óleo. Atua na Grande São Paulo.

Instituto Triângulo http://www.triangulo.org.br/
Faz coleta residencial em Santo André, São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo. Para que eles façam uma visita, a doação mínima é de cinco litros. Também é possível descartar o óleo diretamente na sede da ONG, em Santo André.

O Pão de Açúcar também está recolhendo óleo de cozinha. As unidades Pão de Açúcar que já possuem o coletor de óleo de cozinha são: Borba Gato, Brooklin, Carneiro da Cunha, Morumbi, Pedroso, Portal, Real Parque, Ricardo Jaffet e Santo Amaro. Para este ano, estão previstas instalações de novas Estações nas cidades de São José do Rio Preto (SP), Ribeirão Preto (SP) e Indaiatuba (SP). Para saber qual é a mais próxima da sua casa, ligue para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC): 0800 7732732

Em Curitiba:

Para evitar que o óleo de cozinha seja jogado no esgoto, a Prefeitura está lançando o serviço de coleta especial, com recolhimento nos 78 pontos do Câmbio Verde e nos 21 terminais de ônibus da cidade. Depois de recolhido, o óleo de fritura é encaminhado para a reciclagem, onde é transformado em sabão, detergente e matéria-prima para fabricação de outros produtos.Para ser entregue, a óleo deve ser armazenado em garrafas pets, de preferência transparentes. Os dias e horários da coleta podem ser obtidos pelo telefone 156 ou na página da Prefeitura na internet (www.curitiba.pr.gov.br). Outra opção é ligar diretamente para o departamento de Limpeza Pública, em dias e horários úteis (3338-8399).

No Rio de Janeiro:

Disque Óleo Vegetal Usado
Telefone: (21) 2260-3326 / (21) 7837-9446e-mail: contato@disqueoleo.com.brsite: http://www.disqueoleo.com.br/

O Projeto CYCLOS (Estado do Rio de janeiro) irá coletar no local o seu óleo vegetal de fritura usado e trocá-lo por óleo de soja novo, produtos de limpeza ou por valor.
Cadastre-se, receberá um vasilhame para guardar o óleo usado, caso seja um grande consumidor. Para cadastros com volume de coleta abaixo de 05 litros/mês poderão ser usadas garrafas PETs de 02 litros, sem resíduos ou outro líquido que não seja óleo de cozinha.
Troca ou venda: O cadastrado optará por venda por litro ou troca por óleo virgem.
• Preço pago por litro recolhido: R$ 0,40
• Quantidade de óleo recolhido para recebimento de 01 litro virgem: 07 litros
• Quantidade de óleo recolhido trocado por produtos de limpeza: (aguardar tabela)
Contatos para cadastro: sac@cjpsbusiness.com.br tel. 021 9219 8084 – 021 2425 3025
Informações necessárias para realização de cadastro:NOME DO CADASTRADO/EMPRESA, IDENTIDADE/CGC, PESSOA PARA CONTATO NO CASO DE PESSOA JURÍDICA, TELEFONE, ENDEREÇO, MELHOR DIA OU PERÍODO PARA COLETA, NÚMERO DE MORADORES NA RESIDÊNCIA, MORADIA, ASSOCIAÇÃO, COMUNIDADE, CONDOMÍNIO, COMÉRCIO OU OUTROS. TAMBÉM DIZER SE PREFERE RECEBER EM DINHEIRO OU ÓLEO VIRGEM OU PRODUTO LIMPEZA.

35 comentários:

Anônimo disse...

Legal! Vou utilizar o texto pra incentivar a reciclagem de óleo no meu prédio!

Anônimo disse...

Caracas eu sabia que tinha muita coisa ruim depois que o óleo é usado na fritura,mais que era cancerígeno eu não sabia.Para vcs verem com é importante essas matérias,além de incentivar na importância da reciclagem tem fundamentos que ajudam na prevenção de certas doenças e como é importante tomarmos conciencia de integrar os mais jovens em um sistema de preservação ambiental.Parabéns pelas matérias moça.

Bjxs Adamaziell

Lola disse...

Obrigada Adamaziell, divulgue o que aprendeu e volte sempre!!!

Cristiane A. Fetter disse...

Muito bom menina, voce tem que conhecer a Mercedes Lorenzo, alem de ser uma pessoa incrivel e colaboradora do O Futuro ela tem um trabalho muito legal, depois vai la na casa dela, coloquei os links aqui.
beijocas (www.todoyda.blogspot.com)

http://mercedeslorenzo.multiply.com/journal
http://folhaverde.wordpress.com/

Lola disse...

Olá Cris,
Eu já conheci a Mercedes, estava fazendo uma persquisa sobre óleo usado e encontrei o blog, é ótimo! Ela esteve aqui, só não deixou uma postagem :Olá Neula!
Que surpresa boa! Fui agora lá no teu blog, está uma beleza, parabéns :-))
Seja sempre bem vinda e se quiser percorrer o blog para pesquisa, fique à vontade.
abraços

Anônimo disse...

Muito legal !!!
Você tem algum material sobre coleta seletiva e reciclagem para condomínios ?

Lola disse...

Que tipo de material você quer? Infra-estrutura? Endereços de postos de coletas?
Abraços

Anônimo disse...

Garrafas pet e latinhas de aluminio sao os mais famosos.
Vc tem alguma empresa que faça isso de graça ? Mesmo sem o condominio ganhar nada, mas que pelo menos fique no zero a zero (sem custo para o condominio mas eles coletando no local).

Lola disse...

Enviei os dados que você solicitou para seu e-mail.
Obrigada pela visita e volte sempre!

Liz / Falando de tudo! disse...

Nossa como foi informativo pra mim este teu post!
To com pavor de cancer! se vc for no meu cantinho vai saber o por que. Mas eu aprendi bastante, e vou me informar com meu marido onde eu posso entregar esse oleo usado aqui, pois eu nao jogo no ralo, eu vou armazenando em garrafas...e ja tenho 2 cheinhas.
Aqui na França deve ter posto coletor. Aqui vc nao escolhe a cor da tua casa nao, tem que ser cinza, branco ou natural, as vezes dependendo do bairro pode ser amarelo clarinho!
Deixo um carinho e um obrigado pela visita no meu cantinho!

Lola disse...

Olá Liz,
Que bom que achou o post instrutivo! Achei legal você já juntar o óleo...
Obrigada pela visita e volte sempre!

Anônimo disse...

oi!!!meu nome é Felipe moro no interior do Rio Grande do Sul, quero fazer a minha parte juntando o oleo usado em minha casa e na casa de meus pais e de elguns parentes, mas.... precisaria saber onde posso vendelo ou doalo aki no sul, será q tu pode me ajudar?

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Muito legal sua matéria, super completa. Moro aq em SP e entrego meus "reciclaveis" no Pao de Açucar. Parabens pelo blog.

Lola disse...

Olá, Felipe,
Que bom que quer ajudar, fazendo a sua parte e incentivando outras pessoas. Procure ver se em sua cidade tem alguma loja do Wal-Mart, eles fazem este trabalho de reciclagem, caso não haja, procure em supermercados ou alguma usina mais próxima. Se puder, deixe o nome de sua cidade e CEP, com estes dados ficaria mais fácil tentar ajudar.

Volte sempre!
Beijo.

Lola disse...

Olá, "Arte",
Que bom que gostou...
Pena que o Pão de Acúcar não tenha lojas em todos os estados, ajudaria muito...
Obrigada!

Abraço.

Unknown disse...

OI! Sou do Gaucha e trabalho com coleta de oleo de cozinha usado para reciclagem.Sou da região do vale dos Sinos.Quem estiver interessado em reciclar,faça contato msn:ac.games@hotmail.com
Se ñ cuidarmos agora,talvez ñ havera amanha.

Pastor Alexandre José disse...

Sou filosofo, teologo e preservador do meio ambiente. Trabalho em uma empresa de coleta de oleo de cozinha. Se desejarem saber como e o nosso trabalho de coleta entre em contto comigo no email filoalex@ig.com.br.

Um abraco continue a luta pela preservacao do meio ambiente.

Edson Cardoso - Edinho disse...

Olá!
Estou voluntariamente orientando um condomínio de 18 apartamentos no bairro Freguesia, Rio de Janeiro, para a coleta seletiva.
vamos começar pelo óleo de cozinha usado.
Eu liguei para o número 2425 3025 (projeto cyclos) e caiu numa residência.
Vcs podem mandar pro meu correio-e (edscard@gmail.com) o telefone correto e outros contatos (caso tenham) de empresas q coletam óleo de cozinha usado por aqui?

Lola disse...

OLÁ ALINE E PASTOR ALEXANDRE,

CONTINUEM COM A ÓTIMA INICIATIVA DE VOCÊS E OBRIGADA POR DIVULGAREM SEUS CONTATOS AQUI.


ABRAÇOS!

Lola disse...

OLÁ, EDSON,

DESCULPE-ME PELA DEMORA EM RESPONDER, O TEMPO É CURTO.

VOCÊ JÁ CONSEGUIU O TELEFONE DE ALGUÉM QUE PEGUE ÓLEO NA FREGUESIA?

UM LUGAR A PROCURAR, FERRO-VELHO COMPRA, PERTO DA MINHA CASA ELES PAGAM R$1,00 POR CADA GARRAFA PET DE 2 LITROS.

CASO NÃO TENHA CONSEGUIDO, ENTRE EM CONTATO COMIGO QUE PEGAREI O TELEFONE DE UM RAPAZ QUE PEGAVA NO RESTAURANTE DA MINHA IRMÃ, MAS, ELE SÓ PEGA QUANDO TIVER MUITA QUANTIDADE. SE QUISER, PODE JUNTAR EM GALÕES, O QUE TAMBÉM AJUDA A NÃO USAR AS GARRAFAS, POIS NÃO SABEMOS SEUS DESTINOS DEPOIS.
OUTRAS ALTERNATIVAS SÃO AS COOPERATIVAS DA COMLURB OU PARTICULARES, MAS ELAS NÃO PAGAM NADA PELO ÓLEO. A PRÓPRIA COMLURB PODE INFORMAR ALGUMAS.
BOM, FAÇA A MELHOR ESCOLHA E QUALQUER COISA ESTAREI POR AQUI.

PASSEI MEU TELEFONE POR E-MAIL.

ABRAÇOS E CONTINUE COM SEU PROJETO. ALÉM DE AJUDAR AO CONDOMÍNIO, VOCÊ AJUDA O MEIO AMBIENTE.

Cyro Cavalcante disse...

Olá amigos, gostei muito do blog, somos da Cavalcante Biodiesel, o maior recolhedor de oleo de fritura usado do País, somos nós inclusive que fazemos todas as lojas do Carrefour. Se desejarem podemos realizar coleta em toda SP , Campinas e regiao, Sorocaba, Piracicaba e baixada santista.podemos emprestar a bombona e fazemos tudo gratuitamente, parabens pela iniciativa. vejam em mais em nosso site www.cavalcanteagro.com.br e meu e-mail direto é cyro@cavalcanteagro.com.br

Anônimo disse...

cristiane berud;
adorei tudo e muito bom, saber que tem (ainda) pessoas com conciencia. que muito inportante, para nosso planeta!
eu tambem faço a minha parte que nâo è muito grande, mas que faz a minha difença!
bjs cristiane berud.

Anônimo disse...

Compramos Oleo Vegetal Reciclado no estado de Sao Pualo e sul de Minas.

Pagamos a vista na retirada do produto.

entre em contato:

mococaoleo@gmail.com

Anônimo disse...

Faço retirada de óleo de cozinha usados troco por desinfetante ou cloro, dependendo da quantidade podemos negociar.camargo-valter@ig.com.br

Unknown disse...

Olá, sou da região do Vale dos Sinos e gostaria de saber quais os pontos de coleta tem aqui na minha região?
Obrigada.

Lola disse...

Olá, Luísa,

Darei uma pesquisada com meus amigos e o que conseguir eu coloco em uma postagem nova. Aproveita e anota os e-mails das pessoas que se ofereceram para retirada de óleo aqui nesses comentários e entra em contato, pode ser que eles trabalhem com sua área ou conheçam alguém. No momento, não conheço nenhum em sua área, vou tentar os contatos, mas, preciso de ajuda também!!! :)
Beijos e volte sempre!

Lola disse...

Oi, Cristiane Berud,

Quem disse que sua parte não é grande?! É enorme... :) Não deixe de fazer, nunca!!! Parabéns e obrigada pela visita.
Beijo.

Lola disse...

Olá, "Anônimos" que contribuem com a coleta de óleo.
Não deixem de participar, deixando sempre os contatos e as áreas em que trabalham.

Abraços e conto com a ajuda de vocês!

Elaine disse...

tenho 6 litros de óleo usado aqui separado dentro de garrafas pets, não sei onde entregar e se existe alguém que venha buscar, não estou interessada em vendê-lo apenas em descartá-lo de forma correta, tentarei o tel do disque óleo na quarta porque estamos em meio a um feriado, espero conseguir desta vez. um abraço.
Elaine.

Anônimo disse...

Olá!
Compro óleo/gordura vegetal usado, retiro no local ( Belo Horizonte e cidades adjacentes )
Vendo grandes quantidades de óleo reciclado, filtrado a 120 micras.
Abs
Fernando - 31-96036260
fernandoheeren@yahoo.com.br

Patch da Leth disse...

Adorei a matéria, muito bom saber e poder passar diante.
Estava procurando um lugar no RJ que comprasse óleo de soja queimado, pois faço salgados para vender e os frito na hora, muito obrigada pela informação, vou entrar em contato com a empresa .
Maria Margareth

fabio disse...

Ola coletamos óleo me São Paulo e me interesso em comprar grandes quantidades de óleo para produção de biodiesel negociamos valores.
Visite meu site www.ecoflek.com.br tenho o apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, também tenho documentos a certificam o descarte deste produto para a produção de biodiesel( nunca para produção de sabão, informações no site).
Não maquie!! Faça a destinação correta deste resíduo.
Contato:
Pelo site, poe este e-mail e pelo fone 11-61453006 Fabio

Sidney disse...

Muito bom Lola, parabéns. Tenho uma dúvida. O que é feito com as garrafas pet pelas entidades que recolhem o óleo?

Anônimo disse...

Olá gente, sou de feira de santana-ba se tiverem oleo de cozinha usado em sua residencia fazer a gentileza de entrar em contato pelo e-mail grace_recicleseuoleo@hotmail.com.

Grata.

Marcelo Lobo disse...

Sou sínico de um condomínio no Rio de janeiro e gostaria de implementar a coleta seletiva de óleo vegetal.
Alguém conhece empresas que fornecem este serviço?
Desde já agradeço a todos.